Ceará Sport Club

Ceará Sport Club

| Postado em 14/06/2023 ás 13:37

Com duas categorias inscritas, Vozão conhece a fórmula de disputa da Copa Manjadinho

por

No mês de julho, período das férias escolares, as categorias de base do Mais Querido disputarão duas competições organizadas pela Federação Cearense de Futebol. A Copa Cearense, também chamada de Copa Manjadinho, contemplará as categorias Sub-11 e Sub-14 do Vozão. 

Em reunião do Conselho Técnico, na sede da FCF, realizada nesta terça-feira (08), ficaram definidos os critérios de disputa de cada competição. Na reunião, o Mais Querido foi representado pelo supervisor de futebol base, Lucas Oliveira, e Rainier Alves, coordenador das categorias de iniciação.

Na Copa Sub-11, a competição contará com a participação de nove equipes e será dividida em quatro fases. Na primeira fase, o Vozão está incluído no grupo A, ao lado de Caucaia e União. Obedecendo ao índice técnico, as oito melhores equipes estarão classificadas às quartas de final. Para em sequência, as fases semifinais e final. Os duelos em todas as fases serão disputados no formado de ida.

“A Competição Sub-11 vem para engrandecer um grande movimento que acontece na cidade com as competições das categorias menores preenchendo uma lacuna de uma competição oficial nessa categoria. A Copa Manjadinho vem para contribuir com esse processo de formação dos novos atletas por ser uma competição adaptada a realidade das crianças de 11 anos. Campos menores, traves menores e a obrigatoriedade de todos os atletas escalados para o jogo participar da partida é o grande diferencial da competição, seguindo outros modelos de sucesso de competições Brasil afora”, disse Rainier Alves.

Enquanto a Copa Manjadinho Sub-14 terá doze clubes brigando pelo título e, a exemplo da categoria anterior, contará com quatro fases em sua composição. O Ceará está no grupo A e terá Santa Cruz e Aliança como adversários. Os dois melhores do grupo avançam às quartas de final. As semifinais e final, a exemplo das fases anteriores, serão jogadas em confrontos de ida.

“Em relação à inovação dessas competições é muito importante para o Ceará e para o desenvolvimento desses atletas. Essa iniciativa irá ajudar aos clubes na questão de calendário. Seremos contemplados em sediar a primeira edição da competição e isso também é muito importante nós. Acredito que vamos sediar as duas competições da melhor maneira possível”, disse o supervisor Lucas Oliveira.

Como clube formador, certificado pela Confederação Brasileira de Futebol, as duas competições ressaltam a importância de colocar em prática todo o trabalho desempenhado no processo de formação de novos atletas.

“Para o Ceará é uma competição de extrema importância nesse caráter de formação do atleta. Nós como clube formador, chancelado pela CBF, temos a preocupação de realizar todo o processo de formação do atleta e o ambiente de competição faz parte do dia a dia. Momento de pôr em prática tudo que vem sendo desenvolvido com os atletas. Além disso, ter o atleta registrado em uma competição oficial nessa idade é de grande importância para o clube”, concluiu Rainer.

Na categoria Sub-11, o Vozão é comandado pelo técnico Marcelo Gaino. Enquanto, o sub-14 tem João Marcos como técnico. As duas competições terão um mês de disputa e serão sediadas em dois Centros de Treinamentos, um deles será a Cidade Vozão, em Itaitinga. Os jogos acontecerão durante a semana. O regulamento específico das competições e a tabela de jogos serão publicados posteriormente pela Federação Cearense de Futebol.

Departamento de Comunicação – CSC

por