Compartilhar:
Através do seu departamento jurídico, o Ceará lançou o Manual de Conduta contra a corrupção, manipulação, de resultados, assédios, abusos, doping, racismo e outras fraudes. A medida objetiva alertar os elencos profissionais dos times masculino, feminino e, principalmente, das categorias de base sobre temas extremamente relevantes e a importância da conservação de valores para um esporte responsável.
De forma didática e direta, o documento destrincha o assunto sobre manipulação de resultados e quais passos seguir em caso de abordagens, além de fornecer dicas para se manter longe desta prática e quais as penas previstas para os envolvidos nesse tipo de esquema de corrupção.
O manual ainda aborda a temática do assédio sexual, de gênero e os demais. O Clube reforça ainda a importância para proteger e alertar os nossos atletas sobre estas situações, enumerado as medidas previstas pelo TJD, STJD, Código Civil, Lei Pelé e CLT. O Ceará, quando confrontado em situação de vítima, oferecerá todos os recursos possíveis para tomar as medidas repressivas e de combate à discriminação e ao racismo.
O Clube está atendo também para contrapor todas as outras formas de preconceito, violência, infrações ou fraudes, especialmente para proteger todos que fazem o Clube. Os cuidados com o doping também estão presentes no manual. O Clube é intolerante com qualquer forma de fraude de dopagem. A lista de substâncias e métodos proibidos e as sanções na esfera desportiva para atletas também estão no manual.
“Queremos orientar os nossos atletas, principalmente os da base, no sentido de informa-los sobre temas que estão sendo bastante difundidos no nosso meio, no futebol não só nacional, mas mundial. Nosso departamento jurídico resolveu lançar esse material para alertar e prevenir nossos jogadores, presando pela boa imagem institucional e preservando a integridade física, moral e psicológica de cada jogador ou membro de comissão técnica que veste a camisa do Ceará”, esclareceu Dr. Fred Bandeira, diretor jurídico do Clube.