Ceará Sport Club

Ceará Sport Club

| Postado em 13/08/2021 ás 22:00

Gestão: Entenda alguns dos processos que fazem do Ceará um dos destaques nacionais quanto às finanças do futebol

por

São quatro anos consecutivos de Série A, crescimento do clube em sua estrutura e a obtenção da credibilidade e do respeito de todos os que fazem o futebol brasileiro. O Ceará Sporting Club tem conquistado seu espaço entre as principais equipes do futebol brasileiro e tem em sua organização financeira um dos pilares para isso. O cearasc.com conversou com exclusividade com João Paulo Silva, Diretor de Finanças do Mais Querido. O dirigente alvinegro nos contou alguns dos processos que fizeram e fazem com que o Vozão esteja no processo de ascensão no cenário futebolístico nacional. 

João assumiu a parte financeira do Mais Querido entre o fim de 2015 e o início de 2016. Já em um processo contínuo de profissionalização iniciado ainda no fim da década anterior, o clube colocava naquele momento o acesso à Série A como o primeiro objetivo a ser alcançado para que, assim, pudesse angariar um maior número de fontes de receitas.  

“Quando assumimos o clube, em meados de 2015, 2016, nós tínhamos em mente que o clube precisaria estar na Série A e esse era o primeiro objetivo. Os contratos de televisão são maiores e você tem um maior potencial de adquirir receitas com sócio, bilheteria, patrocínio etc”, disse João Paulo. 

Com o acesso conquistado em 2017 e uma política de austeridade fiscal que tinha como conceito primordial o respeito aos processos para que salários permanecessem em dia, a estruturação física do clube continuasse acontecendo e, é claro, a bola seguisse entrando, o Alvinegro mantinha o pé no chão e, mesmo que passando pelas dificuldades quase que óbvias de retornar a um dos principais campeonatos do futebol mundial, o Ceará seguia evoluindo no campo e fora dele.

Pouco mais de um ano e meio após retornar à elite nacional, o Alvinegro concluía a compra  da Cidade Vozão, Centro de Treinamentos exclusivo para a base alvinegra. Formar atletas para que eles pudessem dar retorno esportivo e financeiro era o grande objetivo do novo equipamento. Curiosamente, antes mesmo da compra definitiva do CT, nomes como Arthur Cabral e Felipe Jonatan, atletas formados no Centro de Treinamento, foram vendidos para outras equipes do futebol nacional e renderam aos cofres alvinegros valores superiores, inclusive, ao do Centro de Treinamentos para formação de novos talentos. 

Além dos atletas forjados nos gramados do CT de Itaitinga, após o seu primeiro ano de Série A, o Vozão passou a adquirir os direitos econômicos dos atletas que chegavam a Porangabuçu. Mesmo que este tipo de transação fizesse necessário um investimento um pouco maior do que um empréstimo, por exemplo, a chance de um retorno financeiro futuro faz com que esse processo seja mais vantajoso. 

Segundo João Paulo, formar atletas no clube e adquirir os direitos dos novos atletas foram e são primordiais para que o Alvinegro estivesse crescendo constantemente. 

“Na minha visão, o grande diferencial começou a acontecer quando passamos a adquirir os direitos econômicos dos jogadores que vinham vestir a camisa do Ceará e quando passamos a dar oportunidades para jogadores oriundos da base no time profissional. 

Hoje, além dos atletas nos ajudarem em campo, são grandes oportunidades de negócio, vide os casos de Arthur Cabral e Felipe Jonatan”, citou. 

O trabalho dos últimos anos em Porangabuçu fez com que o Mais Querido conquistasse o respeito e a confiabilidade necessária no mercado do futebol atual. Os viés técnicos e financeiros do clube vêm crescendo em conjunto, o que faz aqueles que estão no clube acreditarem na continuação desta evolução. 

“Hoje, o clube tem uma credibilidade muito grande no mercado e está há quatro anos consecutivos de Série A, o que era o propósito desde o começo desse trabalho. O clube está em um patamar de crescimento e a tendência é ir ainda mais longe”, finalizou João Paulo. 

Como já citamos, a subordinação à metodologia aplicada no clube desde que a atual gestão assumiu o comando alvinegro é um dos principais fundamentos para que a evolução venha acontecendo. Uma vez que todos os procedimentos adotados desde meados de 2015 permanecem sendo a base do trabalho, a expectativa é que o crescimento siga acontecendo.

 Matheus Pereira/Departamento de Comunicação – CSC 

por